quarta-feira, 25 de abril de 2012

Falando em sacos de plástico…

E tendo em conta a hierarquia dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar...

O ideal dos ideais seria reciclar todos os sacos de plástico que são produzidos, o que não acontece obviamente, uma vez que nem toda a gente os separa para os contentores apropriados, alguns sacos andam a passear nas ruas eternamente, nem todos podem ser reciclados, etc). Podemos andar um passo atrás e em vez de mandarmos os sacos de plástico directamente para a reciclagem, podemos reutilizá-los (e ao mesmo tempo pode ser que estejamos a colaborar para reduzir as quantidades que são produzidas).

Já há muitas pessoas a levar sacos grandes de plástico grosso e de tecido para fazer as suas compras para a casa.
E porque não começar a levar também sacos para pôr a fruta e os legumes? Afinal de contas, quem é que utiliza os sacos da fruta? Para que é que eles servem, depois daquela meia hora entre a compra e a arrumação no frigorífico?
Na minha casa, os sacos que trazem a fruta vêm na maioria das vezes com um nó, têm de ser rasgados e não servem para mais nada. Então, podíamos começar a levar aqueles sacos maiores tipo os do Jumbo ou Continente, e por serem grandes não seria necessário dar nó para a fruta ficar lá dentro, e o saco podia ser reutilizado muitas vezes.
Isto pode resultar no mercado municipal. É capaz de resultar no Pingo Doce, onde são as próprias caixeiras que pesam a fruta e não é preciso etiquetas. Já no Jumbo, etiqueta sobre etiqueta não sei se será uma ideia muito boa…

Da próxima vez que for às compras, vou cheia de sacos que tenha em casa! Se não correr bem, eu digo.

http://amanhaesaude.blogspot.pt/2009/11/nanometria-nanorrobos-e-sistemas.html
http://engenhariadealimentosufc.blogspot.pt/2010/01/por-que-as-macas-escurecem.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado com os comentários!