quarta-feira, 4 de abril de 2012

O copo menstrual - existe mesmo!


http://www.reidaverdade.com/copo-menstrual-comprar-como-usar.html

Ontem perguntaram-me acerca do copo menstrual, parece que falaram disso no minuto verde da RTP (http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=21614&c_id=1&dif=tv&idpod=75164). Então hoje resolvi deixar aqui o meu fantástico testemunho!
A primeira vez que ouvi falar do copo menstrual foi no Andanças 2010. Fiquei com a pulguinha atrás da orelha e no ano seguinte decidi comprá-lo. Pensei “Passado um ano e continua no mercado, não deve ser assim tão ruim…”.
Utilizo o meu copo desde Novembro de 2011. Após o primeiro período, tive uma infecção urinária, coisa que nunca tinha tido antes. Mas pode ter sido devido a qualquer coisa! Claro que fiquei na dúvida sobre o copo, mas depois voltei a usá-lo e está a correr tudo bem.
Onde adquirir um copo? Eles dizem que há à venda nas farmácias... Eu fui a umas três e em cada uma tive uma reacção diferente. "Não sei do que está a falar" "Ah, isso deve haver no centro de saúde" "Quer um frasco para fazer análises?" ...Desisti e vi no site que há à venda na loja Terra Pura, e há uma no Almada Fórum.
Qual é o melhor copo para mim? Há dois tamanhos, no site explica qual o tamanho adequado para cada mulher. Há várias cores, pelo que me explicaram, existem copos com cores porque o branco tende a ficar meio sujo (uma vez que todos os meses tem sangue lá dentro…), e então a cor é para disfarçar isso. Também quem precisa disfarçar a sujidade de um copo menstrual é quem anda a mostrá-lo: “Olha, eu tenho um cor-de-rosa, deixa-me ver o teu”
Como se coloca o copo? Antes de mais, desinfecta-se o copo (eu faço-o sempre em água a ferver e não naqueles líquidos desinfectantes). Quando já não estiver quente, basta dobrar o copo sobre si para que fique mais apto a entrar (como quem diz, fininho), quando dentro do corpo, ele abre e mantém-se lá por vácuo.

http://chiquesersustentavel.blogspot.pt/2011/11/como-menstrual.html

E como se muda? Aperta-se o copo pela base, e puxa-se com a ajuda da patilha. Eu limpo-o só com água, verifico que os 4 orifícios estão limpos, e volto a colocá-lo.
Durante o dia, não se sente que está ali qualquer coisa? Acho que é comparável a um tampão. Às vezes sim, às vezes não. O que sinto mais é a patilha que fica meio à entrada da vagina. Faço tudo o que fazia, escola, ginásio, etc. Piscina não sei porque não vou.
Não verte sangue? Uma vez, numa aula de abdominais, verteu. Deve ter sido de uma posição qualquer que mexeu o copo, mas eu senti que algo estava mal… De resto, corro, salto, estou deitada, como muito (muito) e normalmente não deita de fora.
É cómodo? Completamente! Agora só me preocupo com o período duas vezes por dia, de manhã quando limpo o copo e à noite quando volto a limpá-lo. Às vezes até me esqueço que estou com o período porque não tenho aquela preocupação de ir à casa de banho na faculdade para mudar o tampão. No início, claro, limpava-o mais vezes, até porque não tinha noção da quantidade de sangue que saía de mim. Agora já tenho uma melhor noção.
Dá para ter relações sexuais? Epá, imaginem que têm um copinho com sangue dentro da vagina… Dá para ter relações sexuais!?
Se aconselho a experimentar? Aconselho que leiam tudo acerca do copo menstrual e se estiverem interessadas e gostarem da ideia, sim, aconselho que o comprem. Se estão apenas curiosas ou na dúvida, então não devem comprar só para experimentar, até porque o copo é 30€.
Está assim apresentado o copo menstrual!
Ah, quase que me esquecia de uma pergunta interessante…
Porquê mudar para o copo menstrual? Um só copo dura vários anos, pois ele é reutilizável. Gasta-se mais água nas lavagens, mas reduz-se muito a quantidade de resíduos de pensos, tampões, caixas de tampões e embalagens de pensos, etc, etc.
O COPO MENSTRUAL É MUITO ECOOOO!! Eu gosto!

1 comentário:

  1. Fiquei tão contente por ler este teu post ! :D
    Eu não conhecia. Obrigada * :_)

    ResponderEliminar

Cuidado com os comentários!