quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quem faz o quê?

Não sei se conhecem, mas existe um blog onde podemos escrever o que fazemos pelo ambiente. Eu acho que no meu caso o que eu faço pelo ambiente se divide em: o que eu faço já há muito tempo e estou tão habituada que não me custa nada, é-me intrínseco; o que comecei a fazer há relativamente pouco tempo porque li sobre o assunto e realmente faz mais sentido fazer deste modo, e ainda estou a habituar-me a tal; o que eu sei que podia fazer e não faço, mas tenciono fazer, a curto ou longo prazo.

O que eu já faço pelo ambiente?
- Separo os resíduos (embalagens, papel, vidro, pilhas, tinteiros)
- Não mando lixo para o chão (e por lixo também se leia pastilhas elásticas)
- Vou de transportes públicos para a faculdade
- Não deixo os aparelhos em stand by
- Vou a pé para o ginásio
- Tento sensibilizar os meus pais para essas questões (normalmente sem resultados)
- Tento sensibilizar os meus amigos para essas questões (nem sei se os resultados são melhores ou piores relativamente aos dos meus pais)
- Utilizo os dois lados das folhas de papel e sempre ao máximo (cada bocadinho de folha dá para mais tarde servir de papel para lista de afazeres ou lembrete)
- Uso as borrachas até ao fim, mesmo até queimar as pontas dos dedos quando apago qualquer coisa (evitando as queimaduras de 6ºgrau). E quando sou gozada pelos meus colegas só me apetece mandá-los à fava
- Uso os produtos de higiene mesmo até ao fim! Para os batons utilizo um pincel, para os cremes abro as embalagens com uma tesoura, para champôs e géis de duche misturo com água
- Utilizo duas garrafas para água (tipo sigg) e não compro as de plástico
- Com a água que me sobra ou já sabe mal, rego as plantas

O que comecei a fazer há (relativamente) pouco tempo?
- Utilizo muito mais as escadas do que o elevador para chegar ao meu 3º andar (esta aprendi com a minha irmã que, coitadinha, foi morar para um prédio sem elevador)
- Compro alguns produtos biológicos
- Utilizo cotonetes de cartão em vez de plástico
- Utilizo toalhitas biodegradáveis
- Utilizo o copo menstrual
- Aprendi a andar de bicicleta
- Às vezes separo resíduos orgânicos para despejar em quintais alheios
- Nos caminhos para os transportes públicos, utilizo muito menos as passadeiras e escadas rolantes
- Como soja e tofus (não sempre, sempre não dá, mas diminuir um pouco o consumo de carnes é o que se pretende)
- Imprimi uma roda dos alimentos e pendurei-a no frigorífico. Para aí desde o 8º ano que não olhava para uma, e serve para lembrar que alimentos e que proporções devo ingerir. E variar a alimentação
- Já não mato bichos assim que me aparecem à frente (mosquitos, aranhas, e essas coisas feias… esses invertebrados!? que são seres vivos como nós humanos)
- Despejo muito menos o autoclismo (quando faço cóco despejo sempre....)

O que eu quero mudar em mim?
- Reduzir o tempo dos duches
- Reduzir o tempo que passo ao computador a fazer nada de útil
- Utilizar a água do duche (aquela que se gasta enquanto a água está a aquecer, por exemplo) para o autoclismo
- Fazer mais desporto ao ar livre
- Reduzir a utilização do carro para ir aos cafésinhos e afins
- Começar a utilizar a bicicleta como transporte
- Estudar mais de dia e não à noite
Por falar em estudar… O que eu mais quero mudar em mim é começar a estudar para os testes!!!!!! Pois assim só tenho de ir ao primeiro, não tenho de me inscrever em todas as épocas, evitando assim o desperdício de papel!!!!!

Bem, mas vocês (e com o plural assumo que pelo menos duas pessoas vêm aqui ler este post) também podem pensar no que fazem e o que podem fazer. Não é o que devem fazer, mas sim o que podem fazer de diferente para preservar o ambiente.


1 comentário:

Cuidado com os comentários!