sábado, 23 de junho de 2012

Bolo de aveia aos trambolhões

Nesta minha caminhada rumo à não dependência de chocolates e derivados, decidi fazer um bolo de aveia. Normalmente faço bolo de chocolate ou bolo sem chocolate, e fico-me por aí. Mas é na época de exames que se experimentam coisas novas, e foi ontem!
Isto porque vinha uma receita deste bolo numa embalagem de flocos de aveia que comprei, da marca Jerónimos. Cá está ela:

"Bolo da Cláudia
Ingredientes
200g de margarina
150g de açúcar
200gr de farinha
250gr de flocos de aveia
1/2 colher de sopa de fermento
compota qb
1/2 chávena de chá de leite
1/2 chávena de chá de água

Preparação
Misture todos os ingredientes, excepto os flocos, desfazendo a margarina por forma a que o preparado fique arenoso. Junte os flocos de aveia. Coloque metade do preparado numa forma de abrir não untada, com a ajuda de uma colher. Cubra com uma camada de compota e, por cima desta, deite o resto do preparado. Regue o bolo com uma mistura em partes iguais de leite e água (uma chávena grande de chá). Leve a cozer no forno à temperatura mínima, durante cerca de 50 minutos."

Esta linguagem, estas medidas e números, deviam ser mais explícitos porque causam imensa confusão às pessoas, principalmente a mim.

Problema nº1: Misturar todos os ingredientes significa misturar apenas margarina, açúcar e farinha e depois quando se junta a aveia, a massa é uma coisa seca que mete medo. Tive de vir pesquisar no google para ver se era suposto a massa ficar assim, e é!

Problema nº2: Não tenho uma forma de abrir grande! Se calhar foi por isso que aconteceu aquilo...

Problema nº3: O que é temperatura mínima do forno? Para mim é o primeiro valor que aparece!!! 50º! Mas não deve ser a mesma para eles, porque o meu bolo teve de cozer no forno umas 2h (sim, passado a primeira hora pus o forno a uma temperatura de cerca de 130º, que no MEU forno é uma temperatura média). Vá-se lá perceber a linguagem deles...

Problema nº4: Tirar o bolo da forma (porque esta não era de abrir e não untei...) > metade do bolo na forma!

E eis o bolo da Cláudia da Inês que veio quase aos trambolhões:

Cada dia na cozinha é uma aventura, mas o que conta não é o aspecto final, mas sim o sabor. E quem o provou, quis mais ;)

4 comentários:

  1. isto é para aprender como se faz ou como não se faz???

    ResponderEliminar
  2. A mim aconteceu-me o mesmo ;) cozeu durante muito mais tempo do que a receita indica, mas o resultado é ótimo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês! Acabei agora de fazer o bolo e está no forno há 5 min. Eu e os meus pais andamos em volta da receita cerca de 1hora a tentar perceber se deviamos misturar a agua e o leite no preparado ou nao. Fiz a receita exatamente como a fizeste, portanto acabei também por fazer um bolo aos trambolhões! Aventura vai ser tira-lo da forma, pois também é uma forma nomal! Por causa de todas as minhas dúvidas vim também procurar ao google e achei o teu blog!
    Wish me luck , beijinho

    ResponderEliminar

Cuidado com os comentários!