quinta-feira, 31 de maio de 2012

Para que serve o papel de alumínio?


Tenho ido a algumas festas nos últimos tempos (ui, que vida social tão activa!) e reparo que há algo que acontece sempre, sempre! O que será?
Mulheres a cair de bêbedas? Não. Violência entre amigos? Não. Pessoas com cara de frete? Sim, também.

Ao que eu me refiro é que no final das festas, sejam elas de aniversário, casamentos, ou outras celebrações para as quais se convidam amigos e familiares… Há imensas SOBRAS DE COMIDA.
Isto não é um problema se os anfitriões gostarem de comer os restos da festa até ao final da semana seguinte. Mas quem é que gosta de salgadinhos ou batatas fritas do dia anterior? A salada de fruta fica oxidada, o patê fica com mau aspecto, etc… O bolo de chocolate não é incluído nesta lista de rejeitados, porque esse normalmente não sobra, já aquele típico bolo de aniversário de pão-de-ló seco com creme de ovo que ninguém gosta (segundo o Luís), esse fica sempre a metade…

Então, em primeiro lugar eu sugeria algo que acho bastante óbvio mas que ninguém faz: reduzir a quantidade de comida que há nos almoços/jantares, principalmente quando há entradas. Quando há muitas tostas e azeitonas e patês e queijinhos, as pessoas não têm a mesma fome para comer um pedaço de carne do que no início da refeição! Por isso não vale a pena cozinhar a mesma quantidade de comida, vai sobrar! Ou então ter só um ou dois pratos de entrada. Preocupados que assim haja pessoas com fome no fim da refeição? Pode-se sempre ter uma sopa de reserva, e até é saudável, que raio.

E em segundo lugar, mas mais importante: Ok, é preciso haver muita variedade de comida numa festa, para não parecer que convidámos as pessoas como forma de pedido de ajuda financeiro, e no final do dia vai haver imensas sobras, que são distribuídas por todos. Normalmente a minha avó manda a comida num tupperware dela, mas há sempre aquelas pessoas que têm medo de não reaver o seu tupperware, e por isso embrulham a comida em papel de alumínio. Então quando saímos de casa para ir a uma festa, podemos levar um TUPPERWARE connoscoParece mal? A Catarina diz que não fica bonito ir para uma festa chique com um tupperware, mas como eu não frequento essas festas... A mim parece-me pior trazer para casa uma fatia de bolo de aniversário embrulhada em papel de alumínio, que fica sujo e não vai servir para mais nada. E basicamente é o que acontece, a comida vem quase sempre embrulhada em papel de alumínio.

Para que é que serve esse papel de alumínio, mesmo? Não percebo…

Ontem de manhã no comboio vi um senhor a comer uma sandes, que estava embrulhada em papel de cozinha, embrulhado em papel de alumínio. Só faltava vir dentro de um saco de plástico e com um cobertor à volta. Não basta o papel de cozinha para conservar uma sandes que vai ser consumida no próprio dia?

Que desperdício! Papel de cozinha é suficiente e menos poluente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cuidado com os comentários!