terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Então diz que chá é bom?

"Chááá, chá da Índia, chá da Pérsia, chá Chinês, de camomila, erva-doce e hortelã..."

1. Qual a proveniência do chá?
Esta música que ficou no ouvido há uns anos atrás é muito bonita e apelativa, a única coisa que tem de errado é que Portugal tem imensas ervas aromáticas, logo não é preciso ir buscar chá a todas as partes do mundo.
Mas estes chás que chegam até nós de barco ou de avião são mais finos, chiques e é o que as tias de Cascais preferem! Pronto, chás especiais para ocasiões especiais, até se poderá compreender, mas para serem consumidos diariamente não se compreende.

2. O que contém o chá?
Eu bebo imenso chá. Desde os tempos remotos (há uns meses) em que deixei de me dar com refrigerantes e esses sumos embalados, digamos, água com cores, várias cores. Agora só bebo água e chás (não vou mentir, também bebo álcool). E pensava que estava a ser muito saudável, até que li que os chás também estão cheios de pesticidas, herbicidas e qualquercoisa...cidas!

Pesticidas, no chá?? Ridículo...

Claro que faz sentido, as substâncias que se colocam nas culturas agrícolas para elas produzirem mais e melhor, e de preferência mais verdinhas, vêm também incluídas no chá. E diz que as folhas nem são lavadas antes de serem postas a secar.
Que bela seca! Nada saudável, afinal.

3. Como tornar o chá em algo saudável?
O meu objectivo para 2014 será substituir gradualmente os chás da minha prateleira, por chás de origem biológica. Comprados em mercadinhos biológicos, plantados na varanda, ou vindos do quintal da avó,...
Eu prefiro beber infusão de lagarta, do que infusão de lagarticida. Tenho quase a certeza!


Check it out:
http://foodbabe.com/2013/08/21/do-you-know-whats-really-in-your-tea/
http://portugalmundial.com/2013/10/sabe-mesmo-o-que-esta-no-seu-cha/ tradução do anterior
http://expresso.sapo.pt/cha-de-pesticidas=f775488

1 comentário:

  1. Olá Inês,
    Eu bebo imenso chá, até porque sofro muito com infeções urinárias e nada melhor para preveni-las que beber muitos líquidos. Há quase um ano que só bebo chá biológico! Até o sabor é diferente....fazes muito bem!

    ResponderEliminar

Cuidado com os comentários!